sábado, 29 de agosto de 2009

METODOLOGIA (Terceiro Contato: A Procura de Um Espaço Público e Teatral)


Foto: Rfaelin Poli

Ao observar que o percurso de minhas investigações estava cada vez mais distante de minha experiência artística, foi me indicado o arquiteto Walter Gropius, mais especificamente o seu livro Bauhaus: Novarquitetura , devido sua relação estreita com as artes, sobretudo com o Teatro. Gropius vê que os projetos urbanos devem proporcionar intercâmbio, ou seja, construir ambientes e edificações nos quais os cidadãos possam relacionar-se melhor entre si integrando-se democraticamente a cidade. Ele buscou na Arte e na Ciência uma proposta filosófica para a “solução dos problemas espaciais e da forma.” (LIMA,1999). Para ele o espaço era local de infinitas possibilidades de criação artística construindo de forma “democrática, funcional e não-hierárquica” (LIMA,1999) condições melhores de vida para os cidadãos.
Contudo, minha orientadora indicou outro universo que Walter Gropius buscou, este mais especificamente dentro das Artes Cênicas: Teatro da Totalidade (Totaltheater). Junto de Erwin Piscator , Gropius projetou um espaço cuja “arquitetura é concebida em função da ação cênica e no qual o público não é apenas espectador, mas participante do espetáculo.” (LIMA,1999) Mais que um centro educativo-social este espaço tinha como objetivo a integração ente artista e público, que segundo Gropius “tem função preponderante de promover a comunhão social, eliminando praticamente a distinção entre palco, platéia, atores e espectadores.” (LIMA,1999).
Gropius e Piscator queriam “uma construção ‘totalmente’ concebida pelo jogo teatral, na qual o espectador, centro espacial, é cercado por um palco total, é ‘totalmente’ confrontado com ela”, sendo que “dentro desta acepção, o teatro total é, portanto, a fusão perfeitamente homogênea de todas as artes figurativas”(PAVIS, 2005). Porém estes dois artistas pensavam na construção de um espaço fechado para que acontecesse a integração entre público e artista. Diferentemente, o que pretendo é a apropriação de espaços públicos para proporcionar tal fusão. E como o teatro tem a capacidade de fundir todas as artes, aglomerar outras linguagens e produzir encontros entre os corpos, retomei a pesquisa a partir da área que tenho conhecimento – Teatro - para deste modo desenvolver efetivamente as práticas intervencionistas, que tentava delinear, nos espaços públicos de Curitiba.

3 comentários:

"Benéia" disse...

Muito legal seu trabalho.
estou fazendo um trabalho ""parecido"" em meu Trabalho final de graduação, em arquitetura e urbanismo, tive as mesmas referencias de autores ..e a proposta é intervir em algum espaço publico da minha cidade... porem intevir com arte/arquitetura...
(mas bem q eu queria mesmo era intervir com o corpo.. mas td bemm)

Bem legal a iniciativa. Abraços

Intervenções Cênicas disse...

Olá Benéia!!!
Fico feliz por ter gostado do meu projeto...E mais feliz ainda que vc vem da área da arquitetura e urbanismo está disposta a "intervir" na cidade! Entendo que vc, enquanto pessoa, já intervem com seu corpo mas não tem como trabalha-lo...Escute, vc poderia lançar propostas para amigos, ou mesmo pro pessoal das artes cênicas da USC de Bauru! acho que poderia rolar algo bom...
Bem, a gente tb pode se falar mais e trocar figurinhas. Eu sou de Rio Claro/SP, tenho amigos em Bauru...podemos fazer intercâmbios! ANote meu e-mail: negra.silva@yahoo.com.br

Thiago Arrais disse...

Olá!

Sou diretor de teatro em Fortaleza-CE e fiquei muito feliz por encontrar este blog, e saber que você empreende uma pesquisa - o teatro e a cidade - na mesma linha que eu e meu grupo.

Gostaria muito que pudéssemos nos comunicar, uma vez que estou prestes a começar um novo processo, junto com meu Coletivo teatral, de relação do teatro com a cidade e do teatro como "a arte da cidade". Já vi, por algumas de suas referências, como Gropius, que há muito o que conversarmos e trocarmos.

Poderia entrar em contato?

tarrais@bol.com.br

Um abraço!