domingo, 28 de agosto de 2011

NOVOS RUMOS PARA MINHA INVESTIGAÇÃO


“Poética da Percepção ou micro-fenômenos intervencionistas dos sentidos”, surge das questões desenvolvidas em 2008 na cidade de Curitiba com a inserção das linguagens da cena no cotidiano do espaço público através de intervenções urbanas. Elaboradas por mim no projeto «O Corpo em Cena – Invadindo Curitiba » através do Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Artes do Paraná pude perceber pequenos fenômenos que se faziam presentes na relação estudada: objeto (corpo e cidade) e imagem (projeções « ideais » de realidade). Esses pequenos fenômenos ou micro-ações a cada intervenção urbana pareciam impressões expostas de um espaço/tempo cinestésico absorvido de cada gesto, forma, arquitetura, relação espacial, topografia em suas respectivas durações, respostas e repetições. E durante este processo inicial na busca pela percepção espacial (interna/externa), deslocamento, equilíbrio, peso e distribuição do próprio corpo e das suas partes na e com a cidade descobri com os eventos,  estruturação e embasamento para o que viria ser as Micro-Ações Intervencionistas dos sentidos na cidade. 

A partir destas observações entendi que tudo o que está sujeito à ação açã dos nossos sentidos nos move e nos impressiona de um modo físico ao ponto de estabelecer conexões entre humano e ambiente propiciando a todo o momento micro-fenômenos perceptíveis aos vários níveis de sentidos; modificando continuamente o universo corpo/cidade.

A partir destas micro-ações intervencionistas desejo desenvolver uma expressão particular crítica-reflexiva junto da comunidade e artistas a fim de compartilhar experiências, ampliando dialeticamente através de indagações e respostas conceitos como sensibilidade, percepção, experiência, corpo e cidade.

Nenhum comentário: