A justificativa inicial do projeto O Corpo em Cena Invadindo Curitiba fundamentava-se nas indagações suscitadas no Workshop Laboratório Corpo/Cidade, ministrado pela arquiteta e urbanista Paola Berenstein Jacques no Centro de Estudos de Movimento – Casa Hoffmann, em Curitiba, Paraná. Partindo desta justificativa pretendi com a realização deste projeto resgatar uma experiência corporal urbana coletiva através de intervenções cênicas indicadas e experimentadas na supracitada oficina a fim de aumentar a consciência da mobilização do corpo nos espaços considerados espetacularizados (cenográficos) por Jacques. Procurei pensar nestes locais, especificamente em Curitiba, como espaços de possibilidades de participação ativa, de sociabilização e comunicação. Dentre as várias idéias criadas em torno deste trabalho, visei construir situações possíveis partindo da seguinte pergunta: Como o corpo, através da arte, pode apropriar-se de espaços públicos e fazer parte constituinte e viva da cidade?
Foi apoiada no material (textos e mapa) que Jacques entregou no Workshop que me orientei na fase preliminar desta pesquisa. Contudo, no decorrer do percurso, a pesquisa desvinculou-se dos métodos empregados por Jacques abrindo espaço para uma pesquisa de cunho pessoal. A nova abordagem foi denominada Intervenção Cênica (I.C.) que edificou eventos cênicos em espaços públicos de Curitiba. Os eventos desenvolvidos neste processo mantiveram o foco na mobilização do corpo no espaço urbano, e foram realizados em três experimentos que possibilitaram concluir este projeto científico e indicar um caminho para minhas novas pesquisas como interprete criadora.
Para apresentar o percurso deste estudo, traço um caminho através de contatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário