quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O QUE SÃO INTERVENÇÕES CÊNICAS?


Realizar na vida da cidade ações fora do cotidiano, corrompendo e resignificando espaços que estão esquecidos e fichados como locais cenográficos e turísticos são uma das possíveis respostas para a pergunta: O QUE SÃO INTERVENÇÕES CÊNICAS.
Compondo com os elementos constitutivos desses lugares, investigo o movimento que responde especificamente a este espaço. A Arte, enquanto ponto de conexão para diferentes campos, revela em minhas referências teatrais a necessidade de interligar linguagens artísticas e outras áreas de conhecimento para entender, ou pelo menos aflorar novos questionamentos. Na verdade não estou preocupada em responder tal pergunta, estou mais preocupada em "cassar" trilhas possíveis que me levem a lugares dantes desconhecidos. Creio que se me preocupar em apenas responder tal pergunta, posso acabar encaixotando em duas palavras (intervenção cênica) a qualidade de expressão enquanto artista. Creio que nos últimos anos há uma crise instalada nas questões da linguagem Teatral, mas no momento estou preocupada apenas em responder aos meus estímulos e trabalhar!!!
A pergunta que prefiro fazer é: Como meu corpo responde a estes locais públicos urbanos? Desta “crise” artística desenvolvi, no Programa de Iniciação Científica da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), orientado pela professora Mestre Ana Fabrício, o projeto O Corpo em Cena: Invadindo Curitiba. Num prolongamento do mesmo busco, juntamente de orientadores disponibilizados pela FAP e de outras áreas de conhecimento (arquitetura, urbanismo, filosofia, sociologia, etc...), recursos expressivos para minhas inquietações artísticas em confronto com a ocupação espacial urbana.
Alguns amigos questionaram-me quanto a intervenções e como poderiam começar com tais trabalhos a partir do Teatro. Bem, eu respondi que não sabia, pois cada pessoa é uma experiencia e uma necessidade a se explorar. A única coisa que disse a estes amigos é que se perguntassem: Como apropriar-se do espaço arquitetônico e deixar-se apropriar? A partir desta pergunta uma infinidade de coisas poderão estimulá-los, creio, para produção de suas obras! Quero deixar claro que o necessário para a concretização de INTERVENÇÕES CÊNICAS é a inclusão do público, criando situações nas quais este interaja em diferentes níveis, não só com o intérprete, mas também com o espaço circundante.

Bem desejo que cada um trilhem seus caminhos... e Vamos trabalhar!



Vídeo Máh Lima

5 comentários:

ingrid disse...

Achei muito bom, me ajudou muito em um trabalho da materia de Arte. Obrigado e parabéns!

Intervenções Cênicas disse...

Obrigada vc Ingrid!

Que pode com este trabalho te ajudar!!!

Abraços! E boa sorte!!! E se precisar de algo não hesite e me contacte!!!

Abraços!

Anônimo disse...

é foi bom sabe , me ajudou a fazer uma pesquisa que tava dificil ....

Gisa Faust disse...

oi, vocês me ajudaram bastante , mas tenho uma duvida. Em que condições podem ocorrer uma intervenção cênica?

Unknown disse...

Perfeito eu realmente adorei