terça-feira, 1 de setembro de 2009

METODOLOGIA - Desdobramentos do Quarto Contato: Intervenção Cênica (2006)

Embaixo (esq. à direita): Lívia Lopes, Ju F.; Meio: Professora Ana Fabrício, Em cima ( Direita para Esquerda): Paty Cipriano, Vanessa Benke e EU (Negra Silva)


Fruto de um exercício de criação de roteiro através de improvisações de ações físicas, o grupo formado por mim e mais cinco colegas1 desenvolveu uma partitura de movimentos a partir da palavra “rasgo” que estruturou uma cena chamada posteriormente de Intervenção Cênica (FIGURA 01). No percurso da criação percebemos que o trabalho não deveria ficar restrito a sala de aula. O trabalho abordava a Sociedade de Consumo, a padronização e a solidão, revelando dentro deste universo figuras como opressor/oprimido, alienado e rebelde. A partir destas considerações delinearam-se características que, como percebi mais tarde, estimularam a construção do projeto O corpo em Cena: Invadindo Curitiba. A partir do estudo, da localização do espaço a ser ocupado2, da configuração final dos movimentos e da estruturação de um roteiro, pensamos numa indumentária que pudesse expressar tais elementos. Ao fazer um recorte do assunto definimos a cor vermelha para a Sociedade de Consumo por abranger várias linhas de raciocínio, política, identidade e cultura. Somado a este figurino, utilizamos elásticos - ligando tornozelos com pulsos - em resposta à padronização que nossos corpos toleram, pois apesar de permitirem algum movimento, provocam sempre retrações. Esta indumentária ajudou a definir os movimentos complementando o trabalho.

Nenhum comentário: